Perfil da publicação
Tiragem 35.000 exemplares
Tamanho 225 páginas
Conteúdo Análise das decisoes do STF e STJ de 1998 a 2006
Periodicidade Edição especial
Formato 202 x 266 mm

Análise Justiça

O levantamento pioneiro produzido pela Análise Editorial e apresentado na edição Análise Justiça traz uma radiografia sem precedentes do Supremo Tribunal de Federal (STF) e do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A publicação, produzida em 2006, traz um guia das 250 principais decisões tomadas por esses tribunais entre 1998 a 2006. Para a escolha das decisões foram consultados dezenas de especialistas na área entre juízes, juristas, advogados, membros do Ministério Público, empresários e acadêmicos, além dos próprios ministros.

Para escolher as decisões mais importantes foi utilizado o critério de relevância, considerando, por exemplo, o número de pessoas atingidas, o  montante de dinheiro envolvido no caso, as mudanças ocorridas em direitos fundamentais dos cidadãos e as questões que interferem com estruturas fundamentais do governo. Essa seleção permitiu um conhecimento profundo dos julgadores do STF e STJ.

Com essa base nessa análise, foi possível identificar tendências e orientações que permeiam a atuação do STF e STJ nas áreas ambiental, criminal, de direitos civis, direito do consumidor, direito econômico e tributária.

Além disso, todos os ministros das duas cortes foram perfilados e foi realizada uma análise específica para entender como cada um deles vota nos assuntos que dizem a respeito ao Governo Federal, a estrutura política, aos servidores públicos, à previdência e à própria estrutura do judiciário, entre outros temas.

No geral, pouco se sabe sobre ministros do STF e quase nada sobre seus pares do STJ. Em outros países é comum a edição de publicações que analisam as decisões das cortes superiores e o perfil do magistrados. Conhecê-los é fundamental e, dessa forma, começamos a prestar atenção nas decisões judiciais brasileiras.

Para saber mais sobre as nossas edições especiais e customizadas, clique aqui. Se quiser consultar as publicações da Análise Editorial, clique aqui.

Para adquirir exemplares na nossa loja, clique aqui.