As obras de infraestrutura que fizeram o Brasil crescer

Em maio de 2014, a Análise Editorial lançou o anuário ANÁLISE INFRAESTRUTURAGRANDES OBRAS. A publicação relaciona em um único volume as quase 200 obras da engenharia nacional que tornaram o Brasil o país que é agora. E aponta, por meio de uma série de reportagens especiais, os projetos que levarão o país para o futuro.

 

As obras apresentadas nesta edição são o retrato de um Brasil que não pertence a nenhum governo, que não está ligado a nenhum partido e que sai de uma economia agrária, no início dos anos 1900, para uma posição de destaque na economia mundial, neste século 21. Pelas capacidades das empresas do setor, pelas riquezas e economia do país e pelo dinheiro disponível no mercado internacional, o Brasil poderia ter ido bem mais longe. Mas o que se nesta primeira edição de ANÁLISE INFRAESTRUTURAGRANDES OBRAS é o retrato do empenho de engenheiros, da sociedade, dos governos. E é um retrato que merece respeito.

 

O levantamento é resultado de um trabalho de pesquisa inédito, que identifica, qualifica e descreve as obras ícones da transformação do Brasil, e que simbolizam o que o país tem hoje. Como toda lista, ela pode ser discutida, complementada; ter uma obra incluída aqui ou alterada ali. Por isso mesmopara manter baixo o grau de polêmica que as escolhas podem gerar −, uma das marcas da Análise Editorial é estabelecer critérios claros e objetivos para as seleções que apresenta. Depois de preparada, a lista foi validada por cerca de 50 fontes diferentes, entre especialistas da academia, integrantes do governo, das empresas contratantes e empresas executoras de serviços de engenharia.