Perfil da publicação
Tiragem 30.000 exemplares
Tamanho 300 páginas
Conteúdo Perfil das práticas ambientais das maiores empresas do Brasil
Periodicidade Anual
Circulação Dezembro
Distribuição CEOs, diretores, ONGs, promotores e procuradores, órgãos governamentais
Formato 202 x 266 mm

Análise Gestão Ambiental

O anuário Análise Gestão Ambiental nasceu em 2007 com o intuito de desvendar o que as grandes companhias públicas e privadas, bancos e ONGs brasileiras fazem em prol do meio ambiente. Além de investigar e apresentar as ações praticadas por essas instituições, a Análise Editorial produz reportagens especiais que retratam os avanços e os desafios que o país enfrenta nesta área. O conteúdo é publicado em versão bilíngue (português e inglês), que práticas ambientais locais são de interesse global. A distribuição dos exemplares também é feita fora do Brasil.

A publicação participa do debate em torno da questão ambiental com dados concretos. Para chegar aos resultados divulgados, é pensado, discutido e, enfim, elaborado um questionário com questões específicas e atuais para cada setor e as 1.500 maiores empresas do Brasil são convidadas a responder. O questionário minucioso é preparado sob a supervisão de um grupo de especialistas renomados e contém 60 perguntas que oferecem aos tomadores de decisão e formadores de opinião números e parâmetros objetivos sobre o tema por um ângulo muito prático: o que as grandes empresas sediadas no Brasil estão fazendo no campo ambiental?

Na edição de 2013/2014, a Análise Gestão Ambiental listou as práticas de mais de 850 entre as maiores companhias brasileiras, sendo que muitas delas têm seu próprio departamento de gestão ambiental. Além disso, a edição registrou o perfil de mais de 320 ONGs ambientais com informações que permitem avaliar como a sociedade civil vem se organizando nessa área, com que grau de transparência, quais seus objetivos e como financia suas atividades. Também está apresentada a opinião de 87 membros do Ministério Público e as políticas ambientais de 27 bancos.

Para facilitar a leitura o anuário Análise Gestão Ambiental é composto de quatro seções: práticas ambientais das empresas, práticas ambientais dos bancos, perfil das ONGs ambientais e perfil dos procuradores e promotores ambientais.

Esta edição conta, também, com o Índice da Gestão Ambiental Coporativa (IGAC). O IGAC é um grupo de indicadores que medem o desempenho e a evolução das práticas ambientais das maiores empresas do país. O índice avalia 28 ramos da economia brasileira, em uma escala de 0 a 100, o que permite comparar e determinar o avanço das empresas ano a ano. As companhias são analisadas em nove áreas temáticas, e a média desses indicadores gera o índice geral do IGAC.

Os resultados permitem dizer que a discussão em torno das práticas de gestão ambiental e da sustentabilidade, como um todo, vem crescendo como consequência do processo natural de desenvolvimento da sociedade. “As grandes companhias estão cada vez mais transparentes, dão aos acionistas e funcionários um volume cada vez maior de informaçõesbem como aos demais públicos com os quais se relacionam”, afirma Silvana Quaglio, diretora-presidente da Análise Editorial e idealizadora da publicação.

Para saber mais sobre as nossas publicações, clique aqui. Se quiser consultar as edições especiais e customizadas da Análise Editorial, clique aqui.

Para adquirir exemplares na nossa loja, clique aqui.

Edições Online

Clique nas capas para ler a revista online.